Botões "escondidos" nas telas dos carros entram na mira de órgão de segurança

A tendência de criar carros com telas repletas de funções — que, aliás, lembram as dos smartphones — é observada em todas as montadoras, mas o avanço é mais significativo nas marcas chinesas. E o diretor geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, foi categórico ao ressaltar a preocupação com estes recursos.


“Nossa visão é que estes sistemas não são bons. Todos os comandos touch, que não têm contato físico, geram uma distração”, declarou. Sabendo disso, a instituição planeja começar a penalizar os veículos com tais características. 


O Latin NCAP avalia a proteção de adultos, crianças, pedestres e assistências ativas nos carros de passeio. Agora, Furas observa que o órgão vai criar uma área de estudo para a percepção para explorar a operação do carro e variáveis que podem afetar a segurança do motorista e dos demais ocupantes do veículo.


No Volvo EX30, o velocímetro foi movido para o topo da central multimídia, o que faz com que o motorista desvie o olhar da via para verificar a velocidade do carro. Já a BYD tinha carros sem tarja fixa para ajustes do ar-condicionado, ou seja, o motorista precisava fazer um gesto de “arrastar para cima” para ter acesso aos comandos. Os carros mais recentes da montadora já não têm mais este recurso. 


No Volvo EX30, o velocímetro foi movido para o topo da central multimídia, o que faz com que o motorista desvie o olhar da via para verificar a velocidade do carro. Já a BYD tinha carros sem tarja fixa para ajustes do ar-condicionado, ou seja, o motorista precisava fazer um gesto de “arrastar para cima” para ter acesso aos comandos. Os carros mais recentes da montadora já não têm mais este recurso. 

  • Fonte: canaltech /
  • Autor: Danielle Cassita /
  • Data: 25 novembro 2025
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