Toyota sairá na frente das fabricantes chinesas. A marca japonesa anunciou nesta semana que pretende lançar seu primeiro veículo com esse tipo de tecnologia entre 2027 e 2028, prometendo mais autonomia, desempenho e durabilidade.

O plano da Toyota &e" /> Toyota sairá na frente das fabricantes chinesas. A marca japonesa anunciou nesta semana que pretende lançar seu primeiro veículo com esse tipo de tecnologia entre 2027 e 2028, prometendo mais autonomia, desempenho e durabilidade.

O plano da Toyota &e" /> Toyota pode superar chinesas e lançar 1º elétrico com bateria de estado sólido - NX Motors

Toyota pode superar chinesas e lançar 1º elétrico com bateria de estado sólido

A fabricante japonesa, no entanto, não está sozinha no desenvolvimento da nova tecnologia. A Sumitomo Metal Mining Co. é parceira da Toyota no projeto e será responsável pelo fornecimento de materiais essenciais para a produção das baterias. Já a Idemitsu Kosan será a principal produtora e fornecedora de sulfeto de lítio, um dos materiais-chave para o desenvolvimento das baterias de estado sólido.


Ambas as empresas são japonesas e fazem parte de um plano nacional para tornar o país mais independente de outras nações, como China e Coreia do Sul — que atualmente estão mais avançadas em tecnologias relacionadas a baterias.


Para esse projeto, as empresas japonesas já anunciaram um investimento superior a US$ 7 bilhões voltado à pesquisa, desenvolvimento e produção de novas tecnologias automotivas, incluindo baterias nacionais.


Consideradas o “Santo Graal” das baterias para carros elétricos, as baterias de estado sólido são vistas há anos como o próximo salto tecnológico do setor automotivo. Cientistas e engenheiros vêm trabalhando intensamente em seu desenvolvimento, que agora parece estar próximo da viabilização comercial.


A principal vantagem dessas baterias é clara: por utilizarem um eletrólito sólido, elas conseguem armazenar mais energia em um espaço menor, além de oferecerem recarga mais rápida, maior segurança e melhor eficiência térmica.


A diferença em relação às baterias convencionais de íon-lítio está na composição da célula: o eletrólito líquido — responsável por transportar os íons entre o ânodo e o cátodo — é substituído por um eletrólito sólido, geralmente feito de sulfetos, polímeros ou óxidos. Essa substituição torna a bateria mais eficiente, estável e menos propensa a superaquecimento.


Competição acirrada


A corrida pelo desenvolvimento das baterias de estado sólido não envolve apenas a Toyota. Marcas como BYD, Honda, Mercedes-Benz, Nissan e Volkswagen também investem fortemente nessa tecnologia.


O setor automotivo considera que essa poderá ser a grande virada de chave na eletrificação dos veículos e estamos cada vez mais próximos de ver essa tecnologia se tornar realidade.

  • Fonte: canaltech /
  • Autor: Lucas Parente /
  • Data: 17 outubro 2025
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